Professores e servidores engrossam movimento em favor dos HUs

Categorias realizaram assembleia e aprovaram pauta unificada de lutas, que começa com ato público, na sexta-feira, dia 23, dia em que o HUOC completa 128 anos.

Servidores, professores e estudantes da Universidade de Pernambuco (UPE) vão comemorar os 128 anos de fundação do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), na próxima sexta-feira, 23, com manifestação em frente à unidade hospitalar. O protesto foi decidido em assembleia na manhã desta terça-feira, 20, realizada pelo Sindupe e Adupe no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A festa, cujo objetivo é denunciar a situação precária do aniversariante, será um meio de pressionar o Governo do Estado a atender às reivindicações dos três segmentos, que reclamam do sucateamento do hospital – com péssimas estruturas para atender estudantes e pacientes-, da falta de recursos humanos – demonstrada pelo recente fechamento dos 112 leitos – e da necessidade da autonomia financeira para a UPE, que favoreceria investimentos gerais no HUOC.

A data foi sugerida pelos estudantes e o protesto terá direito a bolo, refrigerantes e bolas, os principais ingredientes de uma festa de aniversário. A concentração está marcada para as 10 horas em frente ao hospital. Uma caminhada para o Palácio das Princesas está prevista. " Temos que nos mobilizar para levar ao conhecimento da sociedade as condições precárias de funcionamento do hospital. Os servidores estão trabalhando em situações lamentáveis e a população vem sendo prejudicada com a crise pela qual passa a instituição, que é referência em muitos serviços no Estado.

Queremos unir forças para salvar o HUOC. Ele é um patrimônio, que precisa de atenção para ser preservado. O Governo não pode deixar a situação como está. Precisa agir urgentemente para mudar este cenário triste " , desabafou o presidente do Sindupe, José Rosa de Oliveira.

O presidente da Adupe, professor Itamar Lages, falou da importância da integração dos professores, das demais esferas de servidores e dos estudantes nessa luta. A necessidade de união dos grupos foi amplamente reforçada pelos discursantes na assembleia.


Além de unificarem os discursos em prol da integração dos segmentos, os participantes também apresentaram propostas na assembleia. No final, todas foram colocadas em votação e aprovadas as seguintes:


• Manifestação de rua, dia 23, para comemorar com protesto o aniversário do HUOC;
•  Formalizar denúncia no MP contra o Governo do Estado pelo não atendimento ao post_content constitucional da lei de autonomia universitária;
•  Encaminhar ao Conselho Estadual de Saúde solicitação de reunião estraordinária para tratar das condições dos hospitais da UPE;
•  Realizar assembleias permanentes com os três segmentos (servidores, professores e estudantes)
•  Fortalecimento do Comitê em Defesa da UPE;
•  Criar um Fórum de entidades de classe em defesa da UPE;
•  Mobilizações permanentes em conjunto;
•  Fazer denúncia técnica às sociedades constituídas.


post_content: Rosângela Araújo/Sindupe

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *