Conselho Gestor do Complexo Hospitalar é regulamentado

O CONSUN deliberou por maioria de votos a regulamentação do Conselho Gestor do Complexo Hospitalar da UPE. Essa decisão dá sequência à criação do referido colegiado, pelo CONSUN, em maio deste ano.

Várias sugestões foram feitas para conferir ao documento regulamentador a identidade necessária e assegurar a autonomia da UPE.

A diretoria da ADUPE votou de maneira contrária por entender que a natureza do colegiado, tal como proposto desde a sua criação, se orienta, conceitual e ideologicamente, por uma perspectiva política de ênfase no gerencialismo empresarial que diluiu a função social das instituições públicas. Tal perspectiva se apoia juridicamente na Lei Complementar Estadual 149/2009 e outras, de caráter nacional. Essas leis começaram a tomar forma durante o Governo Fernando Henrique Cardoso, com as formulações teóricas e decisões administrativas adotadas no âmbito do então Ministério da Administração e Reforma do Estado, pensado e dirigido, por Bresser Pereira.

A modelagem político-administrativa gerencialista tem contibuido para o surgimento de problemas que atentam contra o SUS: aumento das dificuldades de acesso à resolução dos problemas de saúde (embora haja aumento de atendimento de assistência médica), reforço da assistência médica em detrimento da integralidade assistencial, insulamento das Unidades de Saúde, bloqueio do controle público pelos Conselhos de Saúde, e recrudescimento da precarização do trabalho em saúde. 

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *