Avaliação de desempenho tem início no dia 15
Resultado da avaliação trará mobilidade ao PCCV, com a progressão do docente na grade de salários.
Docentes serão avaliados em três etapas: avaliação comportamental, avaliação pela chefia e cumprimento do Plano de Metas.
Agora é fato. No período de 15 de outubro a 16 de novembro os professores da UPE deverão se submeter à avaliação de desempenho, que terá como consequência a progressão horizontal (passagem entre as faixas salariais) e vertical (passagem entre as classes).
O processo de avaliação abrangerá três etapas: Avaliação pela chefia imediata (peso: 30%), autoavaliação (peso: 20%) e cumprimento do plano de metas (peso: 50%).
Nas duas primeiras etapas será levado em conta somente o aspecto comportamental dos professores. Essas etapas foram definidas pelo Governo, sem margem para negociação com os sindicatos. Nelas será levado em conta apenas o aspecto comportamental dos professores. Por este parâmetro, serão observados oito quesitos: Responsabilidade e Compromisso; Planejamento e Organização; Comunicação e Articulação; Compartilhamento de Informações e Conhecimentos; Trabalho em Equipe; Capacidade de Análise; Foco em Resultados; Pró-atividade e Iniciativa.
Já a terceira etapa, também chamada de Plano de Metas, foi construída pela Adupe, gestão da UPE e Governo do Estado. On indicadores do plano foram aprovados pelo Conselho Universitário na segunda feira passada (01/10).
Esta etapa da avaliação quantifica a participação efetiva do docente nas atividades de Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão institucional e de representação docente. O período referência da atividade exercida é o segundo semestre do exercício de 2012.
Para as duas primeiras etapas, a SAD já dispõe de plataforma eletrônica através do qual o professor em atividade responderá ao questionário da sua autoavaliação. Na mesma plataforma haverá o formulário para a avaliação, pela Chefia. O sistema estará à disposição do servidor, no endereço https://www.gestaododesempenho.pe.gov.br/AvaliacaoDesempenho, no período de 15 de outubro a 16 de novembro.
A implantação da avaliação pelo Plano de Metas é de responsabilidade da Administração Superior da UPE. O formulário do Plano de Metas também deverá estar à disposição do servidor no período definido para a avaliação, ou seja, de 15 de outubro a 16 de novembro de 2012.
Para ser considerado apto no processo de avaliação de desempenho o professor precisa obter média mínima de 6,5, no somatório das etapas 1 e 2 (avaliação comportamental) e 6,5 na etapa 3 (plano de metas).
A média final da AD será obtida através da média ponderada das pontuações obtidas em cada uma das etapas da avaliação.
MOBILIDADE NA CARREIRA
Um dos objetivos da Avaliação de Desempenho é trazer mobilidade e dinamicidade aos Planos de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV´s) dos servidores. Através dela é possível realizar as progressões:
• Horizontal – passagem entre as faixas salariais;
• Vertical – passagem entre as classes.
Obtida a média desejada na avaliação o professor progredirá uma (01) faixa na grade de vencimentos do seu cargo. De acordo com a lei Complementar 195/2011, os 20% melhor avaliados avançarão duas (02) faixas.