Assembleia aprova proposta do Governo
Reunidos em assembleia geral realizada na terça-feira passada (22/11/2011), os professores da Universidade de Pernambuco decidiram aceitar a proposta de reajuste salarial feita para a categoria.
O entendimento foi o de que o acordo, se não é o desejado, foi o possível na atual conjuntura, num quadro totalmente desfavorável aos servidores públicos.
“O acordo não atende às demandas dos professores e não resolverá o problema da evasão de docentes, posto que nossos salários continuarão defasados”. Vamos ressaltar isso novamente junto ao Governo, ressaltou Itamar Lages, presidente da Adupe.
Segundo o dirigente, mesmo sendo fechado um acordo de três anos, no caso dos professores da UPE, existem questões específicas da categoria que poderão ser discutidas com o governo já no próximo ano. “Há espaços por onde poderemos avançar”, frisou.
Veja aqui os termos da proposta aprovada
Reajustes lineares no vencimento-base
2011 – Reajuste de 5%, com retroatividade ao mês de setembro
2012 a 2014 – Reajuste de 6%, sempre no mês de junho de cada exercício.
Dedicação Exclusiva
Reajustes escalonados na gratificação de Dedicação Exclusiva, de modo que o valor da gratificação chegue, em 2014, ao correspondente de 75% do salário base do professor integrante do regime.
Aumento do quantitativo de professores com Dedicação Exclusiva, de modo que até 2014 o montante chegue 50% do quadro efetivo. (clique aqui para ter acesso aos valores da gratificação e ao quantitativo de professores).
Ainda sobre a Dedicação Exclusiva a assembleia propôs:
a) Que as vagas de não ocupadas em determinado exercício sejam somadas às do exercício seguinte;
b) Que a solicitação de renovação do regime de Dedicação Exclusiva passe a se dar a cada 03 (três anos)
c) Que os valores recebidos a título de Gratificação de Dedicação Exclusiva sejam proporcionalmente incorporados para cálculo do vencimento quando da aposentadoria do professor integrante do regime.
Implantação da Elevação à Matriz de Professor Associado
A categoria acatou a proposta governamental, de implantação da elevação à matriz de Professor Associado, dos professores Adjuntos aptos, observando-se que tal implantação ocorra no mês de janeiro de 2012.
Implantação da avaliação de desempenho
A categoria aprova a implantação da avaliação de desempenho em 2012, com impacto financeiro em janeiro de 2013, nos seguintes termos:
a) Os docentes avaliados e considerados aptos à progressão progredirão 1 (uma) faixa salarial;
b) Os docentes que integrarem a lista dos 20% melhor avaliados progredirão 02 (duas) faixas na tabela salarial.
c) A partir do exercício de 2013, a avaliação passará a ser feita anualmente sempre no mês de janeiro e o respectivo efeito financeiro no mês de junho de cada exercício.