ADUPE inicia preparativos da campanha salarial

Desde fevereiro, a direção da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (ADUPE) vem trabalhando na construção da campanha salarial da categoria. A expectativa é que a campanha seja deflagrada até o final deste mês, quando deverá ser realizada a primeira assembleia deste ano.

Para subsidiar tecnicamente as negociações, a ADUPE encomendou ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) estudos relativos às perdas salariais dos docentes.

A partir dos estudos do DIEESE serão analisados dois cenários. O primeiro cenário considera as perdas salariais do período de 2011 (ano da edição da Lei Complementar 195) a 2017. A lei mencionada fixou reajustes salariais de 6% para os três anos seguintes, independentemente do índice inflacionário. Neste cenário, a inflação acumulada é de 56,14%, enquanto os salários dos docentes foram acrescidos em apenas 25,06%. As perdas acumulada são, portanto, de 24,86%.

O outro cenário leva em conta apenas as perdas salariais dos professores durante o governo Paulo Câmara. De acordo com o levantamento feito pelo DIEESE, o índice inflacionário do período corresponde a 23,20%, enquanto os salários não obtiveram nenhum percentual de reajuste.

Veja aqui o resumo dos estudos

Os detalhes dos estudos serão levados para discussão nas reuniões que a Direção da ADUPE vai realizar com os docentes em seus locais de trabalho e também nas assembleias gerais que serão convocadas.

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *