Adupe repudia violência contra trabalhadores e estudantes
A Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco – ADUPE vem a público manifestar seu repúdio à violência e repressão policial que vem sendo exercida contra os trabalhadores e estudantes, que ocupam as ruas, praças, escolas e universidades de todo o país para defender seu futuro e o futuro dos seus filhos.
Em poucos meses no poder, o governo ilegítimo de Michel Temer impõe ao povo brasileiro uma pauta de retrocesso nas políticas públicas e sociais, afetando diretamente a população mais pobre e comprometendo o futuro da juventude. Trata-se da destruição do estado social, com retirada de direitos trabalhistas e previdenciários, da negação do direito à saúde e à educação.
A insatisfação contra esses ataques tem levado milhares de pessoas a exercerem seu livre direito de protesto. A violência para barrar esse direito só reflete o que todos sabem: um governo ilegítimo e constituído por meio de um golpe não tem como conviver com manifestações democráticas.
Quem está nas ruas na defesa de um país justo não pode ser tratado como vândalo ou criminoso. Criminoso é quem atenta contra os trabalhadores, quem usurpa os direitos sociais, quem apoia a retirada dos recursos da saúde e da educação.
O direito ao protesto público no Estado Democrático é inquestionável. Foi justamente através dessa forma de atuação popular que enterramos a ditadura militar, que ampliamos os direitos sociais, que construímos a Constituição Cidadã de 1988.
Desta forma, condenamos toda e qualquer forma de autoritarismo e intolerância que se manifestam nas agressões aos estudantes e trabalhadores que hoje exercem, nas ruas, seu direito à livre expressão e ao clamor pela defesa da democracia, da soberania do país e dos direitos ao trabalho, à saúde, à segurança e à educação.
Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco – ADUPE
Recife, 14 de dezembro de 2016