Desdobramento da greve dos docentes da UPE

O movimento grevista dos professores da Universidade de Pernambuco vem se consolidando a cada dia. Decretada em assembleia geral da categoria realizada no dia 28 passado, a greve já tem a adesão em várias unidades de ensino.

Na manhã de hoje (03/11) o Comando de Greve (dirigentes da Adupe e professores da base) protagonizaram dois importantes momentos para o movimento. O primeiro foi a reunião com o reitor Pedro Falcão, ocasião em que os dirigentes ressaltaram a justeza do movimento e reafirmaram a pauta de reivindicações que motivou a greve dos docentes.

No encontro, também foi cobrado o posicionamento da Universidade de Pernambuco em relação à PEC 241 (PEC-55). Pedro Falcão afirmou na ocasião que a Universidade se posicionaria contrária à proposta, o que de fato aconteceu com a publicação da nota no final da manhã. (leia aqui).

Após a reunião com o Reitor Pedro Falcão os dirigentes reuniram-se com a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lúcia Melo, a quem reapresentaram a pauta de revindicações dos docentes, que contempla questões específicas e gerais e solicitaram a intervenção para a reabertura do canal de negociação com a Secretaria de Administração.

Durante o encontro, Lúcia Melo disse concordar com as reivindicações dos professores da UPE, reconhecendo inclusive a defasagem salarial da categoria. “Reafirmo o nosso compromisso com a Dedicação Exclusiva, pois ela está vinculada à pauta da SECTI dentro do Governo”. Disse.

Ao final da reunião, a secretária prometeu manter contato com o secretário de Administração (Mílton Coelho) e da Casa Civil (Antônio Figueira) na tentativa de agendar reunião das representações dos professores com os titulares das duas pastas.

Enquanto aguardamos o contato do governo é importante nos mantermos mobilizados até a assembleia geral convocada para o dia 11.

NOSSAS PRINCIPAIS REIVINDICAÇÕES

1 – Reposição de perdas salariais acumuladas, que já somam 20,18% + 3,5% ganho real – Totalizando 24,38% de reajuste.

2 – Implementação da Dedicação Exclusiva como Regime de Trabalho, conforme acordo firmado em reunião realizada em março passado.

A greve também é uma forma de protesto à Proposta de Emenda à Constituição 055, que congela os gastos públicos nos próximos vinte anos e irá afetar diretamente a Educação e as áreas prioritárias da Saúde, Previdência e Assistência Social e à Medida Provisória 746, que reforma Ensino Médio
 

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *