Novo reitor promete mais diálogo e valorização profissional
Os professores Pedro Henrique de Barros Falcão e Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti foram empossados, na manhã desta terça-feira (06/01) como reitor e vice-reitora, respectivamente, da Universidade de Pernambuco (UPE). A cerimônia de posse aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências de Administração (FCAP-UPE), no bairro da Benfica, e contou com a presença do governador Paulo Câmara e da secretária de Ciência e Tecnologia, Lúcia Carvalho Pinto de Melo. A Adupe foi representada pelo presidente da entidade, Itamar Lages.
Em sua fala, o novo reitor garantiu que haverá mais diálogo com os três segmentos da universidade. "Estamos assumindo hoje o compromisso de levar adiante um plano de gestão democrática como forma de assegurar a ética e a transparência para o crescimento da universidade e para o desenvolvimento de Pernambuco”. Disse.
Falcão ressaltou ainda que a UPE vai atuar como agente catalisador e mobilizado de outros atore sociais. "Ciência e inovação, quando articuladas entre si, promovem não somente riqueza econômica, mas, principalmente, avanços sociais". Justificou.
Ao ser empossada como vice-reitora, Maria do Socorro Cavalcanti lembrou ser esta a primeira vez que uma mulher ocupa o reitorado da UPE. Em seu discurso, Socorro Cavalcanti destacou que os atuais dilemas da sociedade exigem cada vez mais da universidade. “A universidade tem que dar respostas às demandas da sociedade, notadamente das classes menos favorecidas”.
Dirigindo-se ao governador Paulo Câmara, Socorro Cavalcanti disse que a Universidade de Pernambuco tem muito a crescer, mas que esse crescimento exige mais investimentos. A vice-reitora ressaltou a importância da construção de novos hospitais, prevista no programa de governo de Paulo Câmara. “Mas é preciso também que haja investimento nos três hospitais universitários da UPE”.
Após empossar o reitor e a vice-reitora da UPE, o governador Paulo Câmara garantiu que a Educação Superior do Estado está no caminho certo. "Foram oitos anos de avanços e a nossa prioridade é consolidar todas essas ações", assegurou o chefe do Executivo, reforçando que não faltarão investimentos para a área. Para o governador, a instituição desempenha um papel fundamental na formação de jovens e também no fortalecimento da comunidade científica brasileira.
O professor Carlos Calado, que comandou a UPE até dezembro do ano passado, disse, em seu pronunciamento, que não há desenvolvimento social sem educação pública de qualidade. "A nossa gestão não teve medo de ousar e batalhou por cada conquista. Tenho certeza que a nova reitoria vai fazer prosperar ainda mais as conquistas da instituição, pois a dupla conhece a universidade", finalizou Calado.
Quem são os novos dirigentes da UPE
Reitor – O professor Pedro Henrique de Barros Falcão é Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco; Mestre em Ciências na área de Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz; e Doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências, pela Universidade Federal da Bahia. Presidiu o Conselho Regional de Biologia – 5° Região e coordenou a Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Pedro já dirigiu o Campus Garanhuns e foi Pró-Reitor Administrativo da UPE. Além disso, o agora reitor foi secretário-executivo de Ciência e Tecnologia do Estado, de abril até agosto do ano passado.
Vice-reitora – Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é farmacêutica-bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Bioquímica pela UFPE e doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo. Foi pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Maria Cavalcanti também foi vice-chefe do departamento de Ciências Fisiológicas; e coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão e Diretora do Instituto de Ciências Biológica. A professora coordenou ainda o Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, e foi avaliadora do Ministério da Educação e Cultura. Maria também fez parte do Comitê de Ética em Pesquisa da UPE. É Sócia Ordinária da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde; e também do Programa de Biologia Celular e Molecular Aplicada, ambos da UPE; e docente permanente do doutorado Rede Nordeste de Biotecnologia.