UPE no plebiscito para mudar o Brasil

Urnas estão instaladas nos campi da Universidade para recepção dos votos. Você também pode votar pela internet.

As entidades representativas dos professores (ADUPE), Servidores (Sindupe e Asupe) e dos Estudantes (DCE e Diretórios Acadêmicos) da Universidade de Pernambuco se uniram às milhares de entidades e órgãos dos movimentos sociais espalhados pelo país na luta pela convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte por um novo sistema político. Assim, de hoje até o dia 07, realizam o plebiscito popular em prol de uma constituinte exclusiva e soberana do sistema político brasileiro.

Diversas urnas estão espalhadas nos diversos campi da Universidade para colher o voto dos professores, servidores e alunos. Participe desse momento importante. Junte-se a milhares de brasileiros e responda: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? Diga SIM! e ajude o Brasil a ser um país melhor, mais democrático.

A ideia é coletar 10 milhões de assinaturas em todo o Brasil, as quais serão enviadas ao governo e o Congresso Nacional, no sentido de pressionar as instituições de poder a realizarem a reforma política.

Você também pode votar pela internet, no computador, tablet e celular. Basta acessar: http://bit.ly/VoteConstituinte

Sobre o Plebiscito

O plebiscito será realizado na Semana da Pátria, de 1 a 7 de setembro, e tem como objetivo a criação de um Assembleia Constituinte exclusivamente eleita que teria poder soberano para mudar o sistema político brasileiro. Segundo a avaliação das entidades que constroem o plebiscito, a atual estrutura do poder político no Brasil e suas “regras de funcionamento” não permite que se avance para mudanças profundas. Por isso, projetos que avançariam em pautas importantes como a democratização da mídia, e reformas na distribuição da terra, são constantemente barradas pelas forças conservadoras que dominam o Congresso.

Veja alguns motivos para apoiar o plebiscito

• Mais de 70% do Congresso é composto por fazendeiros e empresários, sendo que maioria da população é composta de trabalhadores e camponeses

• No Congresso, apenas 9% são mulheres, que por sua vez são mais da metade da população brasileira

• Só 8,5% dos parlamentares são negros, enquanto 51% dos brasileiros se auto-declaram negros.

• Menos de 3% do Congresso é composto por jovens, sendo que os jovens (de 16 a 35 anos) representam 40% do eleitorado do Brasil

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *