Comunidade universitária da UPE em apoio ao “Ocupe Estelita”
Nós, abaixo assinados, integrantes da Comunidade da Universidade de Pernambuco (UPE), manifestamos o nosso apoio ao movimento "Ocupe Estelita", que visa preservar o Cais José Estelita, situado nas áreas iniciais da ocupação do povoado de Recife às margens da Bacia do Pina.
A ocupação tem o intuito de impedir a destruição dos armazéns daquela área, por grandes construtoras, com o apoio do poder público, para construção de torres que fazem parte do projeto "Novo Recife", projeto aprovado sem que fossem conduzidos os debates necessários com a sociedade civil e sem a transparência jurídica sobre a autorização. Assim tramitam alguns processos para que seja embargada a tal obra.
Repudiamos todo tipo de intervenção urbana que não se paute pelo processo democrático e pela legalidade diante do povo, ainda tendo em vista que o projeto "Novo Recife" veio com uma proposta elitista e excludente, voltada para pequena parcela da população e enriquecimento da classe burguesa da sociedade.
Estamos de acordo com um projeto de Urbanização que seja feito levando em conta os impactos ambientais e sociais, respeitando a memória patrimonial e humana da cidade do Recife.
Diretório Central dos Estudantes da UPE (DCE UPE)
ADUPE