Sancionada a lei que cria gratificação para o stricto sensu da UPE
O Governador Eduardo Campos sancionou a Lei Complementar nº 264, criando gratificações para atividades docentes por participação e coordenação na Pós-Graduação stricto sensu da Universidade de Pernambuco–UPE.
A lei, publicada no Diário Oficial do Estado do dia 02 passado, atende em parte um dos itens da pauta de reivindicações dos professores encaminhada pela Adupe.
De acordo com a norma sancionada, serão pagas gratificações de R$ 1.500,00 para os docentes que atuam como coordenadores de programas stricto sensu e de R$ 1.100,00 para os demais membros dos programas. No entanto, os efeitos da medica somente ocorrerão a partir de janeiro do próximo ano.
PAUTA – Além da gratificação das atividades do stricto sensu, fizeram parte da negociação conduzida pela Adupe o pagamento de gratificação para as coordenações de cursos de graduação, a correção do salário-base da matriz de Professor Associado e a ampliação do efetivo docente da UPE.
No caso da ampliação do quadro de professores já foi aprovada, em fevereiro passado, a Lei Complementar nº 262, autorizando a criação de 280 vagas de docentes na UPE. A Adupe luta agora pela abertura de concurso público para reenchimento das vagas.
Quanto à correção do salário base do professor Associado, apesar de o governo haver anunciado como certa, houve um recuo de última hora, frustrando a categoria.
Para o presidente da Adupe, se não foi o esperado, o resultado da negociação é positivo. "Essas meias-vitórias nos dão ânimo para continuar na luta por uma carreira docente sólida e atrativa na UPE e por uma universidade mais forte". Diz.
Correção salarial – Lembramos que por força do Acordo firmando entre a Adupe o Governo do Estado (Lei complementar 195/2111), os salários do professores da Universidade de Pernambuco serão reajustados em 6% a partir do dia 01 de junho, com repercussão na gratificação de titulação. O mesmo acordo prevê reajuste de 13,5% (treze, vírgula cinco pontos percentuais) na Gratificação de Dedicação Exclusiva.
Na mesma data, os professores considerados aptos na avaliação de desempenho que está em curso terão um acréscimo a mais de 1% ou 2% no salário base.