Novos dirigentes da Adupe tomam posse
Os novos dirigentes da Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (ADUPE) foram empossados na noite desta terça-feira (19/11), em cerimônia que lotou o auditório da entidade. O ato de posse contou com a presença do reitor da Universidade de Pernambuco, Carlos Calado, do vice-reitor Rivaldo Albuquerque, de professores, servidores, pró-reitores e dirigentes das unidades de ensino, além de integrantes dos movimentos sociais e representantes de parlamentares. A cerimônia foi conduzida pelo professor Paulo Cabral, vice-presidente na gestão que se encerra.
A nova diretoria foi saudada pelos integrantes da mesa do evento, o reitor Carlos Calado, o diretor da Central dos Trabalhadores do Brasil em Pernambuco – CTB-PE, Heleno Santos, João José da Silva, da Confederação Nacional das Associações de Moradores.
Na sequência, o novo vice-presidente, Sérgio Galdino disse que apesar de ter chegado há pouco tempo na UPE possui um histórico de participação no movimento sindical docente. "Chego para contribuir com o pouco que aprendi nesses anos todos". Frisou.
Em seu discurso, o presidente reeleito, Itamar Lages, afirmou que a experiência dos últimos dois anos à frente da Adupe indica a necessidade de focar a luta em duas diretrizes: carreira docente e autonomia da Universidade de Pernambuco. “Sabemos das dificuldades que vamos ter pela frente nos próximos dois anos. Especialmente porque nossa luta se dará no exato momento em que teremos um governo que sai e outro que entra, quando o cenário sempre é mais desfavorável. Mas, juntos, podermos avançar nas conquistas". Disse.
As diretrizes estabelecidas como metas da nova gestão, de acordo com Itamar, serão trabalhadas em três projetos-atividade: "luta pela autonomia plena da UPE", "trabalho e carreira docente" e "memória do movimento sindical".
Na questão da autonomia da UPE, Itamar ressaltou as enormes dificuldades enfrentadas pela universidade frente aos limites que lhe são impostos, especialmente os limites financeiros. "Para nós está clara a necessidade de que a universidade precisa ter autonomia financeira para que ela possa cumprir seu papel. Significa dizer também que o modelo de autonomia que defendemos coloca a universidade sob o controle da sociedade, sem prejuízo dos controle já existentes. Não temos medo disso". Frisou.
Quanto ao movimento docente na UPE, o dirigente ressaltou a necessidade de se resgatar a história de lutas do sindicato, "até por que assim estaremos escrevendo a história da própria universidade, como comprovam as lutas pela autonomia e pela gratuidade, iniciadas ainda nos indos dos anos 90".
O dirigente encerrou sua fala dizendo acreditar ser possível construir uma UPE autônoma, capaz de se auto-gerir-se, "desde que abandonemos os personalismos e adotemos sempre a postura política de defesa do público".
A diretoria empossada, que cumprirá mandato até novembro de 2015, tem a seguinte composição: Itamar Lages (Presidente), Sérgio Galdino (Vice- Presidente), Ana Virgínia Veríssimo (1ª Secretária), Tania Lago Falcão (2ª Secretária), Maria Bernadete Leal Campos (1ª Tesoureira), Antonio Luiz Ribeiro Monteiro (2º Tesoureiro), Emanuela Batista Pereira (Diretora de Formação Sindical e Assuntos Intersindicais), João de Oliveira (Diretor de Assuntos Jurídicos), Marlene Souza de Araripe (Diretora Social), Carlos Augusto Pereira Lago (Diretor de Imprensa e Comunicação).
Veja AQUI as imagens do evento