ADUPE na luta pelo direito à Educação
Além das questões específicas da categoria (Carreira Docente, Condições de trabalho etc), a ADUPE integra as lutas gerais que dizem respeito ao direito à cidadania, à terra, ao trabalho e à educação. Neste último campo, a entidade tem participado ativamente, seja no Fórum Estadual de Educação, seja no Conselho Municipal de Educação de Petrolina. A entidade teve participação destacada na Conferencia Livre de Educação como Direito Humano e marcará presença na Conferência Estadual de Educação.
A Conferência Estadual de Educação e o Fórum estadual de educação
O Fórum Estadual de Educação (FEE) é uma instância de articulação, luta e proposições em defesa da educação como direito. Dele participam vários grupos organizados, sindicatos, instituições de ensino e o governo, através da Secretaria Estadual de Educação. Como a UPE é representada pelo reitorado, a ADUPE participa do FEE, enquanto membro convidado. Itamar Lages (presidente da ADUPE) e Eveline Samary (professora da FCM) representam a ADUPE no Fórum e são delegados na Conferência Estadual de Educação, que acontece de 14 a 16 deste mês, no Centro de Convenções de Pernambuco
Conselho Municipal de Educação de Petrolina (CME-Petrolina)
Desde o ano passado, as professoras Socorro Amariz e Edna Sá foram indicadas como representantes da ADUPE no CME-Petrolina. A indicação decorreu da escuta e pronunciamento dos das licenciaturas do Campus UPE Petrolina, onde as referidas professoras exercem suas atividades acadêmicas. Essa consulta ocorreu no período de 18 e 25 de junho de 2012. Anteriormente a ADUPE era representada no CME-Petrolina pelos professores João Bosco e Otacílio Lima.
No CME as professoras Socorro Amariz e Edna Sá participaram da Comissão Organizadora da Conferência Municipal de Educação de Petrolina, de suas pré-conferencias e da Conferência propriamente dita, em 25 e 26 de junho. Além disso, a professora Edna Sá participou do curso de formação de conselheiros de educação, ministrado pela professora Ieda Nogueira, em Itamaracá, no dia 30 de outubro. Dessa atividade também participou o professor José Olímpio, também do Campus UPE Petrolina.
ADUPE articula entidades de movimentos sociais e instituições na realização da Conferência Livre Educação como Direito Humano
No dia 04 deste mês foi realizada, no Campus UPE Petrolina, a Conferência Livre Educação como Direito Humano. O evento foi realizado em quatro momentos. No primeiro, a abertura, a Professora Maria do Socorro Amariz coordenou a abertura dos trabalhos.
No segundo momento ocorreu o debate do tema “Educação como Direito Humano e Convivência com o Semiárido: Proposições para CONAE-2014”. A mesa foi coordenada pelo Professor Moisés Almeida, diretor do Campus UPE Petrolina. As exposições foram feitas por Edleusa Silva Rocha (IRPAA), José Audísio Costa (UFPE) e Joelma Martins (MST).
No terceiro momento ocorreram os trabalhos de dois grupos, coordenados por Juliana Lira (UFPE) e Eveline Samary (ADUPE); Nesses grupos ocorreram reflexões e proposições que seguirão para a Conferência Nacional de Educação (CONAE-2014).
A Plenária de proposições, o quarto e último momento da Conferencia, foi coordenada pelo professor Itamar Lages (ADUPE).
82 pessoas participaram do evento, número acima do que ela esperado. Os participantes eram representantes de entidades sindicais (SINTEPE e SIMDSEMP), organizações populares (COFASPI, IRPAA e MST), Secretarias de Educação (Bodocó, Granito, Petrolina, Salgueiro e Trindade); e da UPE Petrolina (estudantes e docentes do PARFOR, Pedagogia, Geografia, Letras e Enfermagem).
Para a realização desse evento a ADUPE se inseriu na atividade de Educação como Direito Humano da qual participam, principalmente a ADUFEPE e a UNDIME. A ADUPE agradece à direção do Campus – Moisés Almeida e Marta Guimarães – e à Comissão Organizadora do evento: Socorro Amariz, Edna Sá e Gleide Macedo.