Governador dá as boas-vindas para alunos do curso de Medicina em Serra Talhada
Na última quarta-feira (14/08), foi realizada a aula inaugural do curso de medicina oferecido pela Universidade de Pernambuco (UPE) no município de Serra Talhada, no Sertão Central. Coube ao governador Eduardo Campos dar as boas-vindas aos 20 calouros da primeira turma de Medicina da região, em solenidade realizada na Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UAST) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O evento foi um marco na educação e ensino superior no município.
Na sua fala de abertura o diretor dos campi da UPE em Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Arcoverde e Serra Talhada, Prof. Clóvis Gomes, destacou o avanço da interiorização do ensino superior, a sua importância e valorização. “A chegada da Universidade à Serra Talhada representa uma conquista histórica do ponto de vista da oferta de cursos de nível superior oferecidos por uma instituição pública e gratuita”, reiterou.
Durante a aula o reitor da UPE, Prof. Carlos Calado fez uma saudação de boas vindas aos alunos que estão ingressando na instituição, ressaltando o compromisso da Universidade na formação de cidadãos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Aproveitem esse momento, porque nós da Universidade estamos empenhados na qualidade do ensino de vocês”, destacou o reitor.
Para Eduardo, a expansão da UPE para o Interior do Estado é parte essencial para um crescimento mais igualitário. “Quando a turma que entra hoje estiver no sexto ano, teremos aqui cerca de 500 jovens estudando Medicina. O que vai ajudar a transformar a cidade, uma vez que ela precisará se preparar para recebê-los, seja na construção civil ou nos serviços. Enfim, Serra Talhada e todo o entorno vão ganhar filhos desta região, que são, na grande maioria, sertanejos tendo a oportunidade de ficar perto dos seus parentes, fazendo um curso de Medicina no padrão UPE e sendo médicos comprometidos com a interiorização da educação”, afirmou.
Na ocasião, o governador anunciou a garantia dos recurso para a construção do prédio-sede da UPE de Serra Talhada no terreno doado pelo IPA anteriomente. A Universidade funcionará, temporariamente, na Autarquia Municipal enquanto não instala seu próprio campus. “Havia um compromisso do governo federal de liberar uma Emenda Constitucional, e não pode fazê-la. Então estamos assumindo esse compromisso para o estado fazer o repasse do dinheiro para construir a sede, como fizemos em Garanhuns no primeiro ano. Hoje, eles já estão no prédio próprio, com os laboratórios específicos. Assim, a gente vai vencendo a inércia, porque o que não dá é para ficar sem escola”, afirmou Eduardo.
Egresso de escola pública, Ednael Frazão, 20, conquistou uma vaga no curso de medicina. “É um sonho para a região ter esse curso pertinho de casa. Jamais teria condições de estudar Medicina, tendo que me manter longe da casa dos meus pais”, argumentou o jovem, que mora em São José do Belmonte, a 50 quilômetros de distância de Serra Talhada.
Estiveram, ainda, presentes a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Izabel Avelar, o vice-diretor dos campi da UPE em Caruaru, Garanhuns, Salgueiro, Arcoverde e Serra Talhada, Prof. Fábio Formiga, o secretário estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec), Marcelino Granja, o secretário estadual de Saúde (Ses), Antônio Figueira, os deputados estaduais Augusto César e Sebastião Oliveira, a vice-prefeita do município, Tatiana Duarte, dentre outras autoridades locais.
BACHARELADO EM MEDICINA – objetiva formar o profissional com vistas à assistência à saúde em nível individual e coletivo, de acordo com as necessidades de saúde da população.
A formação profissional do médico habilita-o a atuar na comunidade, em ambulatórios, emergências, enfermarias, centros cirúrgicos e obstétricos, nas cinco áreas básicas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Clínica Tocoginecológica, Clínica Pediátrica e Saúde Coletiva.
Fonte: UPE