Conferência sobre autonomia da UPE começa a tomar forma
Diretoria da ADUPE convoca a Comunidade da UPE por mobilização permanente em favor da autonomia
No dia 14 passado, aconteceu mais uma reunião visando à organização da Conferência sobre a Autonomia da Universidade de Pernambuco. Essa ação se desdobra da decisão do Conselho Universitário (CONSUN), aprovada no dia 30 de maio, que confirmou a proposta da II Conferência Acadêmica, realizada de 26 a 28 de fevereiro deste ano.
A reunião foi coordenada pelo Vice-Reitor, Professor Rivaldo Mendes. Estiveram presentes: José Roberto (Vice-Diretor da Poli), Vera Samico (Diretora da ESEF), Auxiliadora Leal (Vice-Diretora Campus UPE Nazaré da Mata), Socorro Cavalcanti (Diretora do ICB), Gilberto Dias (Pró-Reitor PROEC), José Rosa e Fabíola Melo (Direção do SINDUPE), Bernadete Campos e Itamar Lages (Direção da ADUPE).
Foi decidido que a Conferência será realizada em duas etapas. A primeira, em uma data no período de 22 a 31 de julho de 2013, a ser confirmada de acordo com a disponibilidade das pessoas a serem convidadas para dissertar sobre as experiências de autonomia em Universidades estaduais, e sobre a economia de Pernambuco. A segunda etapa foi prevista para uma data na primeira quinzena de agosto. A intenção é que a primeira etapa da Conferência ofereça subsídios à elaboração da proposta de autonomia. Na segunda etapa essa proposta será elaborada, aprovada e encaminhada ao Governo do Estado.
Foi decidido também que a proposta de autonomia da UPE elaborada pela ADUPE, SINDUPE e DCE, levada ao Governo do Estado em 2005 e 2008 seja, desde já, tomada como subsídio. Nesse sentido, Itamar Lages e Katiuscia Miranda, diretores da ADUPE, apresentaram a proposta da Conferência da Autonomia ao corpo docente reunido no Pleno do Curso de Enfermagem da FENSG na terça-feira passada, dia 18, e difundiram a referida proposta para coletar, posteriormente, as sugestões.
Com isso, a diretoria da ADUPE convoca toda a Comunidade UPE para mobilização permanente em favor da autonomia universitária, única condição para que a Universidade possa cumprir plenamente seu papel social.
Saiba mais sobre o assunto:
• Conheça a íntegra da proposta construída pela comunidade universitária