Autonomia por inteiro: didática, administrativa e financeira!

Um dos destaques aprovados na II Conferência Acadêmica da Universidade de Pernambuco, realizada em fevereiro passado, foi a retomada da luta pela autonomia financeira da UPE. Para a concretização dessa bandeira, o relatório final da conferência propôs a criação, pelo Conselho Universitário, de grupo de trabalho com representação ampla dos segmentos das Unidades de Educação, de Educação e Saúde, e das entidades representativas, para construir uma proposta de Autonomia Universitária.

De acordo com o calendário, a proposta de autonomia construída pelo grupo de trabalho será discutida em conferência específica, em julho deste ano. Após aprovação pelo Consun, a proposta será encaminhada ao governo de Pernambuco, em setembro de 2013.

A Assembleia dos professores, realizada no dia 27 de março, reforçou a importância da centralidade da bandeira de luta em favor da autonomia no processo de negociação. Em atenção a esse posicionamento publica-se, nesta edição, a proposta de Autonomia construída em 2005 pelos segmentos dos professores, servidores e alunos e representantes da administração da UPE. Se não é ideal, o documento serve de parâmetro, de ponto de partida para um modelo de autonomia que atenda aos interesses da universidade e da sociedade.

É importante que cada docente leia, e se achar necessário, faça proposta para atualizar essa que é a nossa proposta. Necessário mesmo é que cada docente seja um militante da autonomia da UPE.

•    Conheça os Princípios gerais do projeto de autonomia da UPE, entregue ao Governo do Estado em setembro de 2008

•    Conheça a íntegra da proposta construída pela comunidade universitária

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *