Assembleia define eixos da pauta de reivindicações
Reunidos em assembleia na manhã desta quarta-feira (27/03), os professores da Universidade de Pernambuco aprovaram a pauta de reivindicações da categoria que será negociada com o governo do Estado. Além dos docentes, participaram da assembleia dirigentes do Sindicato dos Servidores (Sindupe) e do Diretório Central dos Estudantes da UPE.
Além das questões de ordem financeira, os eixos da campanha deste ano contemplam questões de ordem estratégica, como a autonomia universitária, reposição do quadro de pessoal e mais investimentos na melhoria da estrutura da universidade.
Conheça os eixos da campanha aprovados pela assembleia
Questões econômicas
• Correção da distorção entre o salário base do Professor Associado e o salário base do Professor Adjunto, de modo que a diferença entre o salário base do primeiro e do segundo siga a regra adotada para as demais matrizes (cargos);
• Remuneração das atividades de Coordenação de Curso
Carreira docente
Modificação da Lei Complementar 101/2007 em dois aspectos:
• Critérios mais justos e inclusivos para o acesso ao regime de dedicação exclusiva, com a possibilidade de acesso ao regime pelos professores que realizam atividades de extensão ou gestão, conforme definido no CONSUN e no CEPE.
• Distribuição da carga horária docente de acordo com o previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB
Estrutura
• Nomeação dos professores aprovados no último concurso público
• Realização de concurso público para professores e servidores estatutários, de modo a atender à demanda existente em virtude da criação de novos campi e da abertura de novos cursos.
• Autonomia para que a própria universidade promova, mediante concurso público, a ocupação dos cargos vagos em decorrência de aposentadoria, exoneração ou morte.
Integração à luta dos estudantes
Como bandeiras gerais de luta os professores aprovaram também a adesão ao movimento desencadeado pelos estudantes, que reivindicam uma política de assistência estudantil na UPE e melhores condições de ensino.
Na próxima quarta-feira, dia 03 de abril, os discentes realização ato público para cobrar programas de apoio estudantil e denunciar a precariedade da estrutura na universidade (falta de professores, de servidores, equipamentos e instalações).
Também foi definida como bandeira do sindicato a retomada da luta pela autonomia didático-científica, administrativa, financeira e patrimonial da UPE.