Conferência Acadêmica deixa saldo positivo
Realizou-se entre os dias 26 e 28 de fevereiro, na Faculdade de Ciências de Administração (FCAP/UPE), a II Conferência Acadêmica da Universidade de Pernambuco.
O evento contou com a presença de 300 pessoas, entre delegados e observadores. Sob o tema central ”Dimensões balizadoras para uma política de consolidação da Universidade de Pernambuco”, conferência foi marcada por um clima de grande participação.
A II Conferência de Graduação da UPE foi aberta na manhã do dia 26, com apresentação musical de Cris Galvão e o grupo “O nosso samba é assim”. Em seguida foi instalada a mesa de abertura.
À tarde, o reitor da Universidade do Estadual Paulista (UNESP), Julio Cezar Durigan ministrou a conferência “Políticas balizadoras de desenvolvimento das universidades estaduais multicampi”. O dirigente detalhou o processo de crescimento vivido pela Unesp a partir da conquista da autonomia financeira.
Em sua fala, o dirigente deixou clara a importância da autonomia para que a universidade possa incorporar a atender as demandas e expectativas da sociedade, “sem ser tolhida pelo estado”. Mas, segundo ele, “a autonomia tem que ser por inteiro”.
O dia seguinte (27) foi destinado às plenárias dos eixos temáticos. Os debates se desdobraram em cinco eixos: graduação, pesquisa, extensão e cultura, estágio e gestão acadêmica. No dia 28 houve a plenária geral para discussão final e aprovação do documento final.
Saldo positivo
“O sentimento geral é de um resultado bastante positivo”. Avaliou o professor Itamar Lages, presidente da Adupe. Para Itamar, mais do que pelo documento assinado ao seu final, a conferência tem de ser medida também pelo interesse que provocou em torno de uma universidade cada vez melhor, mais forte e autônoma.
Destaques
Entre as propostas aprovadas na Conferência três mereceram destaque. A primeira é a reabertura da discussão sobre a autonomia da Universidade de Pernambuco. A segunda, que também vem sendo objeto de luta da Adupe, é a alteração nos requisitos de acesso ao regime de Dedicação Exclusiva, permitindo o acesso também aos docentes com atividades de extensão e/ou gestão. A outra proposta aprovada foi a criação da Pró-Reitoria de Desenvolvimento de Pessoas (PRODESP).
Moções
Duas moções também foram aprovadas durante a II Conferência de Graduação da UPE. Uma em favor da assistência estudantil e a outra pela ampliação do número de docentes e servidores para dar conta das demandas atuais e dos novos cursos que estão surgindo.
CLIQUE AQUI e veja o álbum com as imagens do evento