Governador prestigia posse do reitor Carlos Calado na UPE
O governador Eduardo Campos participou, na manhã de ontem(04/01), da recondução do professor Carlos Calado ao cargo de reitor da Universidade de Pernambuco – UPE. O mandato é de quatro anos e Calado tem como vice o professor Rivaldo Mendes de Albuquerque, com quem formou chapa única no processo eleitoral.
A solenidade de posse foi a única de todas as secretarias e autarquias do Governo que contou com a presença do governador. Escolhi a posse de Calado, assim como fiz em 2007, para trazer uma palavra de confiança à UPE, que vem, há muitos anos, prestando relevantes serviços a Pernambuco, disse.
O Governador ressaltou ainda o papel da educação para diminuir as desigualdades em Pernambuco. Temos ameaças e oportunidades no desafio de manter esse ciclo de crescimento. A desigualdade é um dos grandes entraves. Precisamos ter a preocupação de formar pessoas, pensar e refletir a realidade, pensar em como mudar a vida das pessoas e construir um Brasil diferente, destacou o Governador, que decretou a gratuidade para os alunos da instituição em dezembro de 2009.
Para Calado, a interiorização da universidade é o melhor caminho para equilibrar o desenvolvimento, além de ser uma oportunidade de diminuir a migração de muitos jovens em direção à capital. A UPE será sempre e cada vez mais uma fábrica de construção de igualdade. Queremos ser uma instituição ainda mais proativa e contribuir cada vez mais para isso, afirmou o reitor, parafraseando as palavras de Eduardo durante a posse do secretariado, no último domingo.
Já o vice-reitor, Rivaldo Mendes de Albuquerque, assumiu o compromisso de estar aberto a ouvir a comunidade universitária, formada hoje por mais de 27 mil pessoas entre professores, estudantes e servidores. Esse é o momento de consolidar ideias e rever práticas, visando uma melhor qualificação da UPE. Precisamos responder às necessidades da sociedade, pontuou.
Atualmente, além do Recife, Camaragibe e Nazaré da Mata, a UPE está presente em Garanhuns, Caruaru, Petrolina e Salgueiro. No segundo semestre desse ano chega a Arcoverde e, em seguida, a Serra Talhada e Palmares.
Fonte: Diário Oficial do Estado. 05/01/2011