Adupe comemora 20 anos – Publicado em 13/09/2010
Fundada em 1990, entidade tem focado sua luta na garantia dos interesses dos docentes e na defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade
A Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco (Adupe) comemorou, sexta-feira passada (10/09), seu vigésimo ano de existência. O evento aconteceu no auditório da entidade, com presença do reitor Carlos Calado, do representante do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) Emerson Araujo, de diretores das faculdades, professores e servidores da UPE.
Ao abrir a cerimônia o presidente da entidade, Carlos Lago, lembrou que 11 gestões já passaram pela Adupe. “Cada uma com suas especificidades, todas tiveram como foco a valorização da classe docente e o fortalecimento da universidade pública, gratuita e de qualidade”.
Reforçando a necessidade de se registrar a trajetória do movimento sindical na UPE, Carlos Lago lançou um desafio ao fundador e primeiro presidente da Adupe, Rinaldo Cardoso: escrever um livro contando a história do sindicato.
Presente na cerimônia, Rinaldo Cardoso disse que aceitava a missão. Em sua fala, lembrou o início do movimento sindical docente na UPE, em meados da década de 80, que resultou na criação da então Associação dos Docentes da Fundação do Ensino Superior de Pernambuco (Adufesp), transformada posteriormente em sindicato sob a sigla Adupe.
Ao saudar a Adupe pelos 20 anos de existência, o reitor Carlos Calado disse que a presença de entidades sindicais fortes é importante “porque fortalece a própria universidade”.
Também parabenizaram a Adupe pelos 20 anos de fundação o diretor da Faculdade de Ciência Médicas, Marcelo Azevedo e o presidente do Sindicato dos Servidores da UPE (Sindupe), Gleidson Ferreira.
Homenagens
Durante o evento comemorativo dos 20 anos de Adupe foram homenageados os professores Sebastião José de Santana, Jane de Souza Lima Teixeira e João Bosco de Oliveira, este último falecido recentemente.
A homenagem é prestada anualmente aos professores que tenham contribuído para o crescimento da entidade.
O primeiro homenageado foi o professor Sebastião José de Santana, da Faculdade de Formação de Professores de Nazaré da Mata (FFPNM), que recebeu a comenda das mãos de Rinaldo Cardoso Ferreira.
Em seguida foi a vez da professora Jane de Souza Lima Teixeira, aposentada pela Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) receber a homenagem pelas mãos da professora Marilurdes Medeiros.
Apresentação musical
A cerimônia comemorativa dos 20 anos da Adupe foi precedida pela apresentação artística dos meninos José Ícaro Gabriel de Lima e Vítor Manoel da Silva, ambos pacientes do Hospital Oswaldo Cruz e integrantes do projeto “Arte na Medicina”. Acompanhados pela professora de artes Priscila Gama eles apresentaram três números em flauta doce.
Coordenado pelo professor Paulo Barreto Campelo (FCM), o projeto “Arte na Medicina” possibilita o acesso à arte, em suas várias expressões, para crianças e adolescentes em tratamento no Hospital Oswaldo Cruz. O objetivo é promover a humanização no tratamento e contribuir com o processo terapêutico.
HISTÓRIA DA ADUPE
O movimento docente na Universidade de Pernambuco começou a se desenhar em meados da década de 80, mas somente em 1990 deu-se a sua estruturação. Naquela época, a categoria era desarticulada e amargava um dos piores arrochos salariais da sua história. Isso motivou o início da mobilização, resultando em duas grandes greves.
Constatando a falta de um instrumento legal de defesa dos seus interesses junto às instituições governamentais e Jurídicas os professores decidiram fundar a sua associação. Assim, em 20 de março de 1990 foi fundada oficialmente a ADUFESP – Associação dos Docentes da Fundação Universidade de Pernambuco, sob a coordenação do professor Rinaldo Cardoso Ferreira.
Até que se realizasse a primeira eleição da entidade foi escolhida uma direção provisória, composta pelos professores Rinaldo Cardoso Ferreira (Presidente), Elisabete Noêmia Silva (Secretária) e Jarbas de Holanda Beltrão (Tesoureiro).
Em maio de 1995 a associação ganhou caráter de sindicato, com sua filiação ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior-ANDES, passando a adotar a denominação Seção Sindical dos Docentes da Universidade de Pernambuco-ADUPE.