Procape vai começar a funcionar este mês com serviços de ponta – Publicada em 06.06.06
Cinqüenta e três anos depois de ser palco da primeira cirurgia cardíaca do Nordeste, Pernambuco voltará a fazer história este ano se colocar o Pronto-Socorro Cardiológico (Procape) em funcionamento. A inauguração está prevista para o próximo dia 28. A construção de 16 mil metros quadrados e que ofertará ao SUS 205 leitos com suporte de última geração, nasce como exemplo da modernização da medicina na rede pública e com status de segunda maior emergência cardiológica do País. Em quantidade de serviços ficará abaixo apenas do Instituto do Coração (Incor), de São Paulo.
A obra consumiu mais de R$ 20 milhões de recursos públicos, e, segundo o idealizador, o ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Ênio Cantarelli, deve oferecer medicina de ponta aos pacientes e qualificar a formação de novos cardiologistas. O novo hospital universitário (é ligado à Universidade de Pernambuco) é formado por dois prédios de sete andares, um destinado à assistência e o outro ao ensino. E as inovações estão por toda a parte.
Além de a emergência ter todos os leitos com suporte equivalente ao de UTI, os médicos poderão acompanhar pacientes de casa, quando terminar a jornada, visualizando, pelo computador, as informações do monitor cardíaco do hospital. “Assim, poderão trocar informações com os plantonistas e sugerir ajustes no tratamento”, explica Cantarelli.
O pronto-socorro vai herdar as equipes experientes do Oswaldo Cruz, onde a primeira cirurgia cardíaca do Nordeste foi realizada em 1953, pelo médico Joaquim Cavalcanti. O serviço de cardiologia foi implantado definitivamente na década de 70, onde até hoje funciona como principal referência do Estado. O Huoc integra a rede de centros especializados do País que participam das pesquisas com célula-tronco para recuperar o coração de portadores da doença de Chagas.
Fonte: Jornal do Commercio publicado em 06.06.2006