7 de abril | Dia Mundial da Saúde
Reconhecer a importância do SUS e lutar para fazer valer o direito à Saúde escrito na Constituição é dever de todos nós.
Em um momento atípico, em que o mundo enfrenta a pandemia do coronavírus, comemoramos nesta data o Dia Mundial da Saúde. Nunca, em toda a história, ficou tão evidente a necessidade das nações investirem na proteção da saúde.
Em nosso país, os recursos destinados à saúde vêm sendo criminosamente retirados, para o bem do mercado e penúria da população.
É hora, pois, de reconhecermos a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), de lutarmos pela revogação da Emenda Constitucional 95, que congelou os gastos com Saúde e outras áreas por 20 anos.
É hora de fazermos valor o que está escrito no Artigo 196 da nossa Constituição Cidadã: “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”