2012: o que está no conpost_content do trabalho docente?

Itamar Lages*

Colegas docentes, o ano letivo de 2012 está começando. Enquanto entidade de defesa dos interesses do trabalho docente, a ADUPE chama a sua atenção para alguns acontecimentos no entorno das suas atividades.

No conpost_content mais amplo, é importante atentar para a onda de movimentos que se espalham pela Europa e Estados Unidos devido à intensa dificuldade dos governos em compatibilizar os seus compromissos sociais com as exigências dos empresários. A isso, os acadêmicos e a imprensa especializada chamam de crise do capitalismo. Qualquer que seja o nome é importante lembrar que isso nos afeta, visto que professoras e professores integram a divisão social dos que vivem do trabalho, e por isso devem se interessar pelo que acontece nesse plano, principalmente quanto ao entrecruzamento entre a ordem econômica e as questões de gênero (sobretudo quanto à mulher) e de etnia.

Ainda no conpost_content mais amplo, no entanto, tratando do Brasil, é importante destacar a disposição governamental de maximizar a ação privada nas organizações do Estado, cortar orçamentos das políticas sociais, não reajustar os salários dos servidores públicos e dificultar as regras de aposentadoria e pensão.
Como a coisa pública e o federalismo são qualidades ainda frágeis na cultura política brasileira, há de se atentar para o plano estadual. Em Pernambuco a grande maioria dos servidores públicos teve os seus salários reajustados em míseros 5%. Assim, já iniciamos 2012 com uma defasagem de 1,5%, isso considerando-se somente a inflação do último ano, que foi de 6,5%.

Temos a difícil luta para que o Governo publique o decreto para promoção dos Professores Associados e pela definição das regras para a avaliação de desempenho.

No âmbito da UPE temos que nos debruçar sobre algumas questões: o modelo de gestão das Unidades de Ensino e das Unidades de Ensino e Saúde deve ser modificado? Os Campi Santo Amaro e Benfica devem ser transferidos para a Cidade da Copa? Como deve ser a Instrução Normativa da Dedicação Exclusiva considerando a possibilidade de ampliação do quantitativo de docentes nessa condição?

Quanto à ADUPE é preciso aprofundar o caráter democrático da entidade. A idéia que nos move é a de modificar o regimento para que os conselheiros representantes sejam eleitos a partir de suas Unidades. Com isso, a diretoria seria eleita em um momento, e três meses depois, provavelmente, aconteceria a eleição do Conselho de Representantes. Precisamos nos envolver também na preparação do Encontro de Docentes que deverá acontecer em maio deste ano.

* Itamar Lages é professor da FENSG e presidente da Adupe

Tonny
Author: Tonny

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *