20 de novembro: Dia Nacional da Consciência Negra

Nesta quarta-feira (20), celebramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A data coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder quilombola e um dos principais símbolos da luta negra no Brasil. É uma oportunidade de se refletir sobre os três séculos e meio de escravidão da qual foram vítimas os negros no Brasil, período tenebroso da nossa história cujas marcas perduram até hoje.

Ontem, em plena Câmara dos Deputados (casa que, em tese, deveria funcionar como guardiã da igualdade), vergonhosamente assistimos a um exemplo desse legado cruel deixado pelo regime escravocrata. Ali, ao vivo e em

cores, para quem quisesse ver, o Deputado Coronel Tadeu (PSL) arrancou um quadro de uma exposição que ocorre na Câmara dos Deputados que denunciava o genocídio da população negra no Brasil. A obra violada trazia dados sobre a violência do Estado contra negros e negras e tinha uma charge do cartunista Carlos Latuff.

Realidade repugnante. Decorridos mais de 130 do fim do regime escravocrata, a raça negra ainda é vítima diária da discriminação, da desigualdade e da violência. Os dados oficiais comprovam: as taxas de pobreza e de pobreza extrema são maiores entre a população negra, os pardos e pretos são minoria nas instâncias de representação do poder, os negros são as maiores vítimas de homicídios no Brasil.

Para saber mais sobre essa realidade, indicamos a leitura do texto “Dia da Consciência Negra: números expõem desigualdade racial no Brasil”, publicado pela Revista Piauí, com aval da Agência Lupa, primeira agência de notícias do Brasil a se especializar na técnica jornalística mundialmente conhecida como fact-checking. Siga o link e leia!

Dia da Consciência Negra: números expõem desigualdade racial no Brasil

Ainda por oportuno, vale a pena o resgate da clássica “Canto das três raças”, de Paulo César Pinheiro e Mauro Duarte, eternizada na voz de Clara Nunes e aqui interpretada pela cantora Elza soares. Siga o link e ouça!

Canto das três raças

comunicacao
Author: comunicacao

Comente ou reporte um erro

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *